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PRI-SCI-NET

O projeto europeu PRI-SCI-NET, coordenado pelo Conselho de Malta para a Ciência e Tecnologia (MCST), é um projeto que visa não só apoiar e coordenar métodos inovadores no ensino de ciências como também promover a formação de professores em métodos de ensino baseados na investigação à escala europeia.

Este projeto promove o método de aprendizagem baseada na investigação entre os professores e educadores que contactam com crianças na faixa etária dos 3 aos 11 anos. A abordagem de investigação envolve a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem, com ênfase na observação e na concretização através de atividades de aprendizagem baseadas na resolução de problemas sem necessidade de se obter a resposta correta. As crianças tiram conclusões sobre as evidências recolhidas promovendo, desta forma, a autonomia, o desenvolvimento da argumentação discursiva e da comunicação com os seus pares (falando ciência), a aprendizagem autorregulada, a interação social e a colaboração.

O projeto pretende criar uma rede à escala europeia de profissionais e académicos na área de educação básica em ciência. O objetivo é fornecer apoio à formação profissional e aos professores para ajudá-los a usar a aprendizagem baseada na investigação em ciências nas escolas. A plataforma a nível europeu irá ligar profissionais em rede, bem como apoiar a organização de cursos de formação. O projeto pretende, também, reconhecer o que os professores e os pesquisadores alcançaram na implementação da aprendizagem baseada na investigação em ciência, bem como proporcionar uma oportunidade para professores e académicos partilharem as suas experiências e os seus sucessos.

O projeto apoiará, simultaneamente, pequenos projetos na educação científica básica, e promovê-los-á a uma escala maior, a fim de fornecer exemplos de abordagens de ensino baseadas na investigação. O projeto inclui vários projetos anteriores, nomeadamente, a utilização:

  • de um modelo pedagógico teórico já desenvolvido para o ensino de ciências no ensino pré-escolar e básico para o desenvolvimento de recursos didáticos (desenvolvido como parte do projeto Comenius 1 e 2);
  • de uma rede europeia de professores de ensino pré-escolar e básico para o desenvolvimento profissional de formadores de professores de ciências através da formação e da partilha de experiências entre os diferentes parceiros na implementação de cursos intensivos Erasmus para professores, a nível nacional e internacional.

Com este projeto os professores do Colégio João Paulo II e de todas as escolas parceiras terão acesso a material didático, cursos de formação, colaboração online e em rede, e a oportunidade de participar nas atividades internacionais que vão sendo organizadas.