Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada / Notícias / Inscrição nos Exames Nacionais 2021 // Instruções

Inscrição nos Exames Nacionais 2021 // Instruções

Caros alunos,

Caros pais e encarregados de educação,

 

Tendo em consideração o artigo 3.º- C do Despacho Normativo n.º 10-A/2021, de 22 de março informo o seguinte:

 

1 — Para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna.
2 — As classificações a atribuir em cada disciplina têm por referência o conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo;
3 — Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.
4 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, nos casos em que se encontre prevista a realização de exames finais nacionais apenas para apuramento da classificação final do curso para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior, os alunos ficam dispensados da sua realização.
5 — Sem prejuízo do disposto nos n.ºs 3 e 4, os alunos autopropostos, realizam provas de equivalência à frequência, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta.


Resumindo:

 

  • Tal como aconteceu no ano transato, os alunos concluem o ensino secundário com a nota interna às disciplinas constantes no seu plano de estudos;
  • os alunos que realizam exames finais nacionais, inscrevem-se como alunos autopropostos e realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso ao ensino superior;
  • os resultados dos exames finais nacionais realizados para melhoria de nota, relevam apenas como melhoria da classificação de prova de ingresso.
  • à exceção dos alunos retidos por faltas, os alunos do ensino secundário têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª Fase das Provas e exames do ensino secundário dos 11.º e 12.º Ano

Inscrição nos Exames:

De acordo com as orientações do Júri Nacional de Exames para a Inscrição nos exames nacionais, constantes na Norma 01/JNE/2021, informo que este ano as inscrições, decorrerão até dia 15 de abril e serão efetuadas na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames - PIEP, disponível no endereço https://jnepiepe.dge.mec.pt .


 

No entanto, antes do encarregado de educação, ou o aluno "quando maior de idade", proceder ao registo na PIEPE, deve ter atenção ao seguinte:


    • Caso o aluno não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar à Secretaria do Colégio, via email (secretaria@cjp.com.pt), a atribuição do Número Interno, de acordo com os números 9,10,11 e 12 das disposições comuns da Norma 01/JNE/2021.
    • Os alunos que vão concorrer ao Ensino Superior deverão solicitar a senha de acesso ao ensino superior, acedendo ao site da DGES, através deste link: https://www.dges.gov.pt/Online/SenhaAcesso/Pedir.aspx
    • Para efeitos de inscrição nas provas e exames, considera-se aluno abrangido pela escolaridade obrigatória todo aquele que iniciou o ao letivo 2020/2021 sem ter completado 18 anos de idade.
    • Podem, ainda, ser consultadas as perguntas frequentes (FAQ) disponibilizadas no endereço eletrónico https://www.dge.mec.pt/perguntas-frequentes.faqs

 

Plataforma PIEPE

Procedimentos para a Inscrição nos Exames

 

1- O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, acede à PIEP e efetua o seu registo, preenchendo obrigatoriamente todos os campos editáveis e selecionando, no final, o botão "enviar".

2- Confirmação de Registo
Inscrição nos Exames Nacionais 2021 // Instruções

3- De seguida deve aceder à sua conta de correio eletrónico e procurar o mail enviado (verificar a Caixa de entrada, SPAM, Lixo, Publicidade ou Outros)
Aceder ao seu email e clicar no link para confirmar a conta de email: Conteúdo do email enviado com o link de confirmação de email:

4- Abre o ecrã para completar os dados de registo como encarregado de educação (ee) ou aluno quando maior de idade.

A PARTIR DESTE PONTO A EXPLICAÇÃO SERÁ DISTINTA CASO ESTEJA A ACEDER COMO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO (EE) ou como ALUNO MAIOR DE IDADE

5- Registo de encarregado de educação na PIEPE Se o(s) seu(s) educandos forem menores de idade deverá completar os dados solicitados (palavra passe, repetição da palavra passe, morada, código postal, telefone e data do documento de identificação) e concluir o registo na plataforma, clicando no ícone Gravar.

Concluiu o seu registo com sucesso. A partir deste momento, está apto a: a) proceder, de imediato, à inscrição do(s) seu(s) educandos em provas e exames, clicando em ADICIONAR ALUNO

 


ASSOCIAR/ ADICIONAR ALUNO

O encarregado de educação pode associar educandos à sua conta clicando no botão Abrem os campos: Identificação (do aluno), Encarregado de educação, Escola e Curso, Ação Social Escolar e Informação Adicional. IDENTIFICAÇÃO: preencher com os dados do aluno


Quando aos dados do encarregado de educação, o quadro já se encontra preenchido.

ESCOLA E CURSO:
– selecionar o Nível de ensino
– indicar a Escola onde o aluno pretende realizar a inscrição para as provas e ou exames selecionando o nome do estabelecimento de ensino da listagem apresentada [Pode iniciar a procura colocando as iniciais do nome da escola de inscrição]
– indicar o Curso para os alunos do ensino secundário e, no caso dos alunos do ensino básico, deixar em branco (a plataforma bloqueia este campo quando seleciona ensino básico)

Nota: A ação social escolar só abrange o ensino público, pelo que devem selecionar NÃO.

Logo que terminem os campos de Informação Adicional, ao GRAVAR, passa à última Fase: INSCRIÇÕES - Abre o ecrã Inscrições onde visualiza o aluno adicionado.


Inscrição de aluno do ensino secundário


O EE acede à PIEPE com os seus dados de utilizador e palavra passe. Abre o ecrã Inscrições que disponibiliza os alunos associados à sua conta.





Após ter conferido os dados anteriores deverá preencher o quadro seguinte. 4. EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A REALIZAR De acordo com as opções do seu educando preencha o quadro 4. (ver figura 40).




Nota: Os alunos que concorrem ao ensino superior devem preencher o campo da ficha ENES

No ensino Privado não há Ação Social Escolar, pelo que todos devem selecionar Não
Os alunos que frequentam o colégio, nas turmas dos 11.º Anos ou 12.º Anos, devem selecionar a OPÇÃO 1, preenchendo de seguida Ano, Turma e Número de turma.

Os alunos que não estejam inscritos no ano letivo atual, mas querem repetir exames para melhoria de nota como prova de ingresso, devem selecionar a OPÇÃO 3.

Poderá carregar vários ficheiros, basta que estejam em PDF e selecionar com o rato e carregar.
No final do campo 9, DECLARAÇÕES, deverá clicar em AVANÇAR.

O sistema irá verificar se há erros. Se não existirem erros no preenchimento abre o ecrã:

Estarei totalmente disponível para esclarecer alguma dúvida ou apoiar neste procedimento; para tal, poderão telefonar para o telemóvel da Secretaria do Polo de Dume: 939793512.

Tânia Martinho
(Chefe dos Serviços Administrativos)